Escrito por Pr. Samuel Sebastião da Silva
É sabido que o conhecimento é gradativo e acumulativo ao longo da nossa vida, ou seja, nunca saberemos tudo de uma só vez e nem de uma vez por todas. Isto é ponto pacífico. O que ocorre é que não podemos perder as oportunidades para aprimorarmos nossos conhecimentos, nos atualizarmos e até mesmo reformularmos alguns de nossos conceitos em nossa área de atuação, e se necessário for, até mesmo romper com alguns paradigmas. Para tanto é necessário saber de antemão que o conhecimento se compõe de vários matizes, senão vejamos:
Tipos de Conhecimento
Por muito tempo o professor centrou a sua preocupação apenas na seguinte pergunta: “O que vou ensinar?” Esta pergunta deve sim estar sempre contida no plano de aula do professor, mas a esta ele ainda deve acrescentar outra que é vital no processo ensino – aprendizagem: “O que vão aprender?” É este o perfil do professor atual: Levar seus alunos pensar e sentir.
Os Principais Traços do Novo Perfil do Professor
O Professor Construindo Competências
O objetivo agora não é só passar conteúdo, mas preparar todos para a vida na sociedade moderna. O professor precisa encontrar uma aplicabilidade para o que foi teorizado em sala de aula.
“O aluno acumula saber, passa por exames, mas não consegue usar o que aprendeu em situações reais” (Philippe Pierre Nound).
Quatro Dicas Para Uma Boa Aula
Informação: É transmitido (Rádio, TV, Internet, etc.)
Conhecimento: É construído a partir das informações que recebemos e passa por algumas etapas, quais sejam: captação, compreensão, elaboração e utilização.
Assim, o grande desafio do professor moderno não é competir com o nível de informação de seu aluno, mas transformar esta informação em conhecimento.
Neste processo, somos capazes de unir a teoria com a prática, passando de uma para a outra. Esta teoria é conhecida como Praxis Pedagógica.
Por que Ensinar
Pr. Samuel S. Silva é Articulista, Teólogo e Pedagogo. Prfº de Teologia Sistemática. Prfº da COMACEP (Comiss. para Ação Educativa Evang. nas Esc. Públicas). Membro da CGADB. Missionário credenciado pela SENAMI. Pastoreia a Ass. De Deus Missões – ADM em Almada, Portugal. samuelprof@ibest.com.br
MÉTODOS DE CRESCIMENTO DA EBD
É sabido que o conhecimento é gradativo e acumulativo ao longo da nossa vida, ou seja, nunca saberemos tudo de uma só vez e nem de uma vez por todas. Isto é ponto pacífico. O que ocorre é que não podemos perder as oportunidades para aprimorarmos nossos conhecimentos, nos atualizarmos e até mesmo reformularmos alguns de nossos conceitos em nossa área de atuação, e se necessário for, até mesmo romper com alguns paradigmas. Para tanto é necessário saber de antemão que o conhecimento se compõe de vários matizes, senão vejamos:
Tipos de Conhecimento
Conhecimento Empírico: Também conhecido como senso comum, saber tácito ou ainda conhecimento vulgar. É o saber que vem das experiências cootidianas. Muitas vezes este tipo de conhecimento gera ou leva ao preconceito, como, por exemplo, julgar que todo menino de rua é delinqüente.
Conhecimento Cientifico: A ciência duvida das nossas certezas. Este tipo de conhecimento deve ser justificado e é sempre passível de revisão, desde que se possa comprovar sua exatidão.
Conhecimento Filosófico: A atitude da filosofia é uma constante reflexão. Questiona tudo que está a nossa volta. Diz-se que o papel do filósofo é dar trabalho às ciências.
Conhecimento Teológico: É o que dá fundamentação ao conhecimento filosófico. É também conhecido como Conhecimento Religioso; é a fé. Não é preciso ver para crer, e devemos crer, mesmo quando não encontramos uma explicação racional para tal.
Conhecimento Tecnológico: É entendido hoje como o avanço da própria ciência. Está ligada às áreas da microelétrica, microeletrônica (robótica), microbiologia (engenharia genética) entre outras. Alguns estudiosos chegam a afirmar que o avanço tecnológico representa atualmente o que pode ser chamado de “A Segunda Revolução Industrial”.
Isto posto, atualmente não podemos dar ao luxo de prescindir de quaisquer desses conhecimentos, pois um não é melhor do que o outro; antes se completam e não temos como negar que de algum modo eles estão presentes em nossa vida cootidianas. Por muito tempo o professor centrou a sua preocupação apenas na seguinte pergunta: “O que vou ensinar?” Esta pergunta deve sim estar sempre contida no plano de aula do professor, mas a esta ele ainda deve acrescentar outra que é vital no processo ensino – aprendizagem: “O que vão aprender?” É este o perfil do professor atual: Levar seus alunos pensar e sentir.
Os Principais Traços do Novo Perfil do Professor
Idade: Atualmente, este é um grande problema em muitas áreas profissionais, menos na Educação. Bons professores sempre estarão em evidência, independente da idade.
Conhecimento Teórico: Sem fórmulas mágicas, truques ou rodeios. O professor deverá apresentar o conteúdo de forma clara e didática.
Capacidade de Ouvir. Neste novo relacionamento professor-aluno já não há mais espaço para o arcaico estilo “chefe X subordinado”. O professor deverá se habituar a ouvir o que o aluno tem a dizer, pois não raras vezes este sempre tem algo a contribuir e feliz o professor que souber canalizar o conhecimento pré-existente em seu aluno a favor de sua aula.
Capacidade de Expressão: Saber organizar os pensamentos e expressá-lo com clareza. O aluno sempre saberá detectar quando o professor domina o assunto ou se este está “perdido”.
Cultura: Geral. O professor precisa ser uma pessoa atualizada, pois ter ciência dos acontecimentos cotidiano muito ajuda no enriquecimento de suas aulas e os alunos estão muito mais predispostos a ouvir um professor que demonstra conhecimento.
Qualificações: Acadêmica e Pedagógica. Quando isto não for possível, este deve fazer a devida compensação com muita leitura especializada, tanto teórica quanto didática, buscando dominar o assunto a fim de evitar vexames.
O Professor Ideal
Que Busque Qualidade. Não se limitando a fazer as coisas, mas fazê-las bem. A qualidade conduz a excelência, e tanto uma quanto a outra requer hábito, esforço, persistência.
Formador de Opiniões. E mais; que respeite as opiniões, persuadindo seus ouvintes a rever seus conceitos, confrontando-os com a verdade, levando-os a mudar.
Um Agente Transformador e Construtor do Conhecimento.
O objetivo agora não é só passar conteúdo, mas preparar todos para a vida na sociedade moderna. O professor precisa encontrar uma aplicabilidade para o que foi teorizado em sala de aula.
Estimule e não apenas informe: Uma boa aula não termina em silêncio, com os alunos olhando para o relógio.
Conheça o ambiente: Para conquistar a atenção em sala, saiba quem são seus alunos, de onde vem e sua formação escolar.
Simplifique: Não gaste tempo enrolando; recorrendo a truques mágicos; com histórias que levam às lágrimas; deixando o assunto para o final...
Ponha Emoção: Estudos comprovam que os impactos de uma aula se compõem de:
55% de estímulos visuais. (quadro de giz, cartaz, slides, retroprojetor, data- show, etc.).
38% de estímulos vocais (fala, entonação e timbre).
7% conteúdo verbal (assunto propriamente dito).
Então treine seus gestos, conte histórias, movimente-se com naturalidade. Explore os recursos. E lógico, tenha conteúdo!
Como Transformar Informação em Conhecimento
Conhecimento: É construído a partir das informações que recebemos e passa por algumas etapas, quais sejam: captação, compreensão, elaboração e utilização.
Assim, o grande desafio do professor moderno não é competir com o nível de informação de seu aluno, mas transformar esta informação em conhecimento.
Neste processo, somos capazes de unir a teoria com a prática, passando de uma para a outra. Esta teoria é conhecida como Praxis Pedagógica.
Por que Ensinar
Satisfação: O Professor tem a satisfação, desconhecida em outras profissões, de contribuir para o crescimento do individuo, fazendo-o progredir.
Segurança: A cátedra é uma profissão muito requisitada. A flexibilidade da profissão, somada a uma necessidade constante de bons professores, faz com que o ensino seja um campo de trabalho realmente seguro.
Concluímos tomando de empréstimo as palavras de La Torre:
“O modelo de ensino atualmente tem que ser holístico em suas metas, integrado em suas propostas, adaptado em seu contexto, polivalente nas estratégias e na avaliação. Este modelo vai além do conhecimento, pois educar não é meramente um ato transmitido; mas criativo, construtivo, transformador”.
Pr. Samuel S. Silva é Articulista, Teólogo e Pedagogo. Prfº de Teologia Sistemática. Prfº da COMACEP (Comiss. para Ação Educativa Evang. nas Esc. Públicas). Membro da CGADB. Missionário credenciado pela SENAMI. Pastoreia a Ass. De Deus Missões – ADM em Almada, Portugal. samuelprof@ibest.com.br
MÉTODOS DE CRESCIMENTO DA EBD
1 - DURANTE A SEMANA
Com os matriculados:
A- Visite os alunos com baixa freqüência
B- Telefone para dar uma palavra de ânimo
C- Use os correios em datas especiais deles
D- Ore por eles
E- Procure falar com eles sobre a classe nos cultos da semana
Com os não-matriculados:
A- Ore pedindo por eles a Deus
B- Mande cartas convidando-os a serem alunos
C- Ligue lembrando e encorajando sobre a EBD
D- Desenvolva um projeto para matricular os não crentes
E- Visite lares que tenham pessoas não matriculadas
2 - NO DOMINGO
Tarefa do professor:
A- Tome banho antes de vir para EBD
B- Não use roupas que chamem a atenção mais do que sua aula
C- Não use perfume muito forte ou inadequado
D- Procure chegar bem antes dos alunos
E- Prepare sua classe para receber os visitantes e não crentes
F- Seja dedicado nos apontamentos (secretaria)
G- Seja “britânico” (pontual) no horário
H- Procure entrosar seus alunos
Tarefa da secretaria:
A- Chegar cedo
B- Estar em dia com os apontamentos
C- Dar suporte aos professores
Tarefa da Superintendência:
A- Ser exemplo
B- Dar condições aos demais seguimentos da escola
C- Ser a força motora administrativa de crescimento da EBD
REFLEXÃO DO PROFESSOR:
O Professor cristão torna-se um instrumento nas mãos do Espírito Santo, para transmitir a Palavra de Deus. Jesus disse: "Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo" (Mt 19.28).
Perguntas que o professor deve fazer a si:
• Tenho convicção de minha chamada? É imprescindível que tenha certeza.
• Estou realmente preparando minhas aulas?
• Minhas aulas têm sido interessantes?
• Em que preciso melhorar?
• Como meus alunos estão aceitando e recebendo minhas aulas?
Você tem promovido (divulgado) a Escola Bíblica Dominical?
Como professor, suas responsabilidades vão além de ensinar e formar discípulos para Cristo. Torne-se um divulgador da Escola Dominical.
Você tem visitado seus alunos?
Acompanhar o desenvolvimento de seus alunos também é obrigação sua. Afinal, você é o “pastor” de sua classe. Sempre que notar a ausência de um aluno por mais de dois domingos consecutivos, procure saber o que houve. Faça-lhe uma visita. Pergunte o que está acontecendo. Às vezes, é um problema que você pode resolver.
Você tem interesse em servir o povo de Deus?
PENSE NISSO! Este é um dos requisitos primordiais de um bom mestre.
PREPARAÇÕES DE UMA BOA AULA
Sugestão: Aula com duração de uma (01) hora
Passos | Tempo sugerido |
1. Exposição da Lição – Introdução 2. Ensino da lição – explanação 3. Aplicação da lição 4. Encerramento (conclusão) | 5 minutos 45 minutos 05 minutos 05 minutos |
1. Exposição da lição - introdução da lição
O professor poderá introduzir a lição com um fato relacionado ao assunto, ou perguntas sobre o tema central da lição.
É muito comum, o professor se deter muito tempo somente na introdução. Lembre-se, a introdução é apenas a apresentação do que será estudado no decorrer da aula.
2. Ensino da lição - Explanação da lição
É o desenvolvimento da aula propriamente dito. O professor poderá usar o esboço sugerido na revista ou desenvolver a aula como lhe apraz. Deverá, no entanto, Ter o cuidado para não se desviar dos objetivos propostos.
3. Aplicação da lição
Esta é a parte mais importante da lição. O professor aplicará as verdades bíblicas estudadas à vida do aluno.
4. Encerramento da lição
São os últimos momentos do professor junto ao aluno, dando-lhe atividades, avisos e outros assuntos relacionados a Escola Bíblica Dominical.
Vantagens de preparar a Aula:
Fixa bem a lição na mente do professor.
Dá ao professor um plano de operação.
Divide a lição em atividade cronologicamente equilibrada.
Inclui participação planejada.
Permite que o professor tenha sempre o alvo em vista.
Convença sempre seus alunos a fazerem anotações. Isso leva à participação e, com isso, seus alunos estarão sempre ansiosos e prontos, preparados para a próxima aula.
Fixa bem a lição na mente do professor.
Dá ao professor um plano de operação.
Divide a lição em atividade cronologicamente equilibrada.
Inclui participação planejada.
Permite que o professor tenha sempre o alvo em vista.
Convença sempre seus alunos a fazerem anotações. Isso leva à participação e, com isso, seus alunos estarão sempre ansiosos e prontos, preparados para a próxima aula.
PROFESSOR: Aprenda olhar para o relógio. O relógio é o mais eficiente e silencioso fiscal da aula. O seu gesto diz tudo.... (fique atento)
RECURSOS DE ENSINO NA IGREJA
Nas igrejas, o ensino é preponderantemente expositivo. O professor fala e os alunos escutam. Há obreiros que não admitem o uso de audiovisual no templo. De modo geral, pouco uso se faz dos meios ou materiais auxiliares do ensino. Com isso, a qualidade do ensino tende a ficar aquém do desejável, pois a mensagem é transmitida de modo inadequado.
Objetivos do método de ensino:
Tornar o ensino mais eficiente e agradável.
Facilitar a aprendizagem.
Levar o professor a alcançar os objetivos propostos.
Levar o aluno a alcançar os objetivos do ensino.
Motivar e despertar o interesse dos alunos.
Desenvolver a capacidade de observação.
Aproximar o aluno da realidade.
Contextualizar o ensino.
Ilustrar noções mais abstratas.
Favorecer a fixação da aprendizagem.
Os materiais auxiliares são variados, e podem ser utilizados de acordo com as condições de cada igreja local. Dentre esses, temos
Tempestade Cerebral: O professor faz uma pergunta de cada e o aluno deverá responder imediatamente, com suas próprias palavras, sem ter o tempo necessário para estruturar ou ordenar logicamente a resposta.
Pergunta circular: O professor anuncia que a mesma pergunta será feita a todos os alunos, um por um, com obrigação de todos responderem quando chegar a sua vez.
Método expositivo: É um excelente recurso educacional, mas exige grande preparo e muita oração por parte do professor.
Perguntas X Respostas: É um método excelente, pois ajuda a manter acesa a chama da atenção de todos, e permite a participação ativa da aula, por parte dos alunos. Mas tenha o cuidado de evitar que a classe siga uma linha de pensamento contrária ao assunto apresentado pela lição.
Discussão: Método adotado por Jesus, quando apareceu aos seus dois discípulos de Emaús. Constitui-se em um debate sadio e harmonioso entre os alunos e o professor, para que, por seu intermédio, surjam novas idéias que caracterizem o aprendizado, pois admite a participação de todos os presentes. Mas evite a fuga do tema central da lição.
Audiovisual: O método associa à audição visão do educando, fenômeno este que amplia o índice de aprendizagem, e concede ao aluno a nítida idéia do que é apresentado pelo professor, e torna a aula mais participativa. Utilize-o quando for possível, e obtenha excelentes resultados.
Leitura das passagens Bíblicas: A prática da leitura das passagens bíblicas contidas na revista conduz a comprovação do que é dito pelo professor e convencem todos a receber a mensagem.
Método de tarefas: Através da pesquisa, redações e trabalhos diversos. Por seu intermédio, o aluno aprende, fazendo; e estabelece a prática, no lugar da teoria.
Ilustrações: O uso de ilustrações é uma boa maneira de tornar a aula mais interessante e proveitosa, como fez Jesus ao lançar mão das parábolas. Elas sempre tiveram o propósito de trazer luz sobre as verdades espirituais que o Mestre queria ensinar aos discípulos. O professor, igualmente, pode usar o mesmo recurso pedagógico para tornar claro o seu ensino, observando, porém, a seguinte recomendação: não transformar a sua aula em mero ato de contar histórias, deixando de lado os princípios que se deseja ensinar. Lembre-se que cada aula tem um objetivo a ser alcançado e este não pode ser esquecido.
OUTROS RECURSOS:
Quadro negro / branco / giz / pincel
Flanelógrafo
Cartazes
Mural didático
Mapas
Álbum seriado
Fantoches
Teatrinho de bonecos
Retro-projetor
Maquetes
Projetor de “slides”
DVD
Outros
fonte deste material :http://www.assembleiadedeusfoz.com.br